Na Bison Denim, toda a equipe conta com décadas de experiência de trabalho com o couro. Neste tempo, foi adquirido um conhecimento profundo sobre as suas características como o toque, beleza e durabilidade, além do know how para a criação de produtos realmente úteis e duráveis com eles.
Constantemente são realizados melhorias nos materiais junto aos fornecedores e a marca busca sempre por parceiros com processos consolidados, eficientes e comprometidos com o meio ambiente e a comunidade a sua volta.
O couro utilizado pela Bison Denim tem uma qualidade superior porque utiliza insumos da melhor qualidade. As peles naturais são escolhidas a dedo e os produtos utilizados no processo de curtimento são seguros e limpos. O processo de curtimento, por sua vez, é certificado pelos mais rigorosos padrões de sustentabilidade e segurança internacionais.
Em couros inferiores, por outro lado, são utilizadas peles de baixa qualidade, com marcas fortes que não poderiam aparecer no produto final. Estas peles são, então, lixadas e cobertas com uma espessa camada de tinta para serem corrigidas.
Este processo deixa o couro uniforme, porém tira também a sua beleza e vitalidade, deixando o material com uma aparência artificial, com um toque seco, duro e plastificado.
Na Bison Denim, manter as qualidades originais do couro é essencial, por isso é utilizado apenas couros de flor integral, não lixados e com a menor aplicação de tinta possível. Isso preserva o toque suave, o brilho e a beleza do material.
Para identificar se um produto é feito de couro ou de sintético, uma das formas mais eficazes é sentir o seu cheiro. Dificilmente um material sintético conseguirá imitar o tradicional cheiro de couro que todos conhecemos.
Depois, procure por pequenas imperfeições, como leves mudanças na textura da pele em diferentes partes do produto, marquinhas de carrapato e etc. Caso estas características estiverem presentes, o material provavelmente é couro.
Por ser um material natural e de origem orgânica, nenhuma pele é exatamente igual a outra e, assim, cada produto também tem a sua identidade única. Essas pequenas imperfeições são parte da beleza e exclusividade do couro e não são consideradas defeitos. Pelo contrário, são uma prova de que é couro mesmo.
Frequentemente as pessoas fazem esta pergunta, e com razão. A resposta é: Sim. É couro mesmo, de origem bovina.
No Brasil, tornou-se comum o uso de termos como "couro ecológico" e "couro sintético".
O uso destes termos vem popularizando-se com o aumento da importação de produtos sintéticos de baixo custo/qualidade, na tentativa de alguns vendedores agregarem valor aos produtos criando nomes que confundem os consumidores.
O uso da palavra “ecológico” tenta atrair, questionavelmente, o interesse dos consumidores que buscam reduzir seu impacto no meio ambiente.
No entanto, materiais sintéticos são derivados do petróleo e, na sua maioria, são produzidos em alta escala em grandes indústrias poluidoras na China. Tanto a produção quanto o descarte destes produtos podem ser grandes inimigos do meio ambiente.
E para finalizar, estes produtos são muito menos duráveis e precisam ser substituídos com mais frequência, gerando muito mais resíduos não biodegradáveis no planeta.
Você sabia? O couro é uma das mais antigas formas de reciclagem. Ele é o subproduto da carne usada para a alimentação. Sem a sua utilização, o couro ficaria muito barato e eventualmente seria descartado. Por isso, o couro é usado da melhor forma, criando produtos bonitos e duráveis que servirão bem pessoas no mundo inteiro.
Quando tratado em um processo seguro e responsável, como é o caso da Bison Denim e seus fornecedores, o couro tem um impacto ambiental muito menor que os sintéticos derivados do petróleo chamados de "ecológicos".